Médicos se surpreenderam com Claudia Raia engravidar aos 55 anos, na menopausa
Esta semana, a atriz Claudia Raia revelou, nas redes sociais, que está grávida, aos 55 anos. Com dois filhos adultos, ela já tinha entrado na menopausa.
Claudia deu uma entrevista exclusiva à repórter Renata Ceribelli. Falou sobre a surpresa e a alegria que teve com a notícia, disse que se sente preparada e cheia de vigor, e comentou as críticas que vem recebendo na internet.
- Claudia Raia fala sobre gravidez aos 55 anos: 'Fui descobrir que estava grávida quase na décima semana'
- 'A médica pediu um ultrassom: 'Você está ovulando'. Eu falei: 'Como é que pode?', diz Claudia Raia sobre gravidez aos 55.
Até os médicos se surpreenderam com o fato da Claudia engravidar aos 55 anos, na menopausa.
"É muito fora da média, não é pouco, não. É muito fora da média. Ela tinha parado de ovular, pelo menos ela estava há 3 anos na menopausa. Nesses anos todos de medicina e tratando de mulher com dificuldade para engravidar é uma coisa que eu aprendi, é que a natureza nos surpreende", diz o ginecologista e obstetra José Bento de Souza.
"É muito difícil explicar isso. Após a menopausa constituída, bem definida, a chance dessa mulher voltar a ovular, engravidar são praticamente zero. Eu falo praticamente porque a medicina não existe nada impossível. Nós ocasionalmente nos deparamos com situações médicas que a que a ciência não consegue explicar. Então quando você me pergunta, como assim se explica isso? Primeira coisa a primeira possibilidade é que essa mulher que achava que estava na menopausa poderia não estar", diz o presidente da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana, Paulo Gallo.
"Uma coisa que eu sinto, na medicina não existem duas palavras: nem sempre e nem nunca. Já me arrependi muitas vezes de falar para uma paciente, por exemplo 'olha, pelo problema que você tem, você nunca vai engravidar'. Já me arrependi muito", diz José Bento.